Visita de estudo à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Os alunos do 10º, 11º e 12º ano do curso profissional de Técnico de Informática-Sistemas e Técnico Comercial, acompanhados pelos docentes Ana Soares, Célia Cação, Emília Borges, Judite Arcanjo, Laurentina Soares e Paulo Ribeiro, realizaram no passado dia 11 de fevereiro uma visita de estudo à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

Inicialmente, foram assistir a uma palestra sobre o “Waveroller” (https://aw-energy.com/waveroller/), um equipamento que gera energia a partir das ondas do mar e que está instalado em Peniche. Nesta sessão de informação acerca deste equipamento, os alunos aprenderam em como ele pode ser bastante importante para a sustentabilidade energética do nosso país, além de saberem como foi instalado e em que condições. De seguida assistiram a um vídeo acerca da vida marinha na costa portuguesa.

Na parte da tarde os alunos foram divididos em dois grupos distintos e cada um realizou duas sessões de laboratório. O grupo de alunos do 10º TISTC estiveram inicialmente num laboratório denominado “Mar no Pomar” onde realizaram experiências com maças onde puderam observar de como a sua conservação pode ser feita de forma a manter-se inalterada durante mais tempo. O segundo laboratório denominado “Kreisel, Simpe has” onde os alunos puderam observar de como seres marinhos podem ser estudados e mantidos em laboratório.

O grupo de alunos do 11º e 12º TISTC inicialmente estiveram num laboratório denominado “Sensorialmente” onde puderam provar tomate cherry e queijo parmesão para conseguir identificar o sabor “Umami” que significa gosto saboroso e agradável. De seguida estiveram num laboratório denominado “” Vem descobrir quem habita no mundo marinho” onde puderam ver uma anémona, saber mais sobre o ciclo de vida dos Percebes e identificar ao microscópio as larvas cypris. Além disso, também observaram, identificaram e desenharam vários tipos de organismos quem existem no plâncton.

Foi um dia diferente onde os nossos alunos aprenderam e desenvolveram competências noutras áreas que estão intimamente ligadas às deles e além disso obtiveram informações muito importantes acerca da energia que é criada com as ondas do mar à conta do equipamento “waveroller”.