Mobilidade em Itália

Segunda-feira, dia 8 de novembro

Dia 8 de novembro, segunda-feira, estávamos no nosso primeiro dia oficial em San Salvo prontos para conhecer os alunos de outras nacionalidades e países. Partimos cedo do hotel em que havíamos ficado e fomos em direção ao instituto superior “Raffaele Mattioli” onde fizemos duas experiências nos laboratórios de Química e Física. No primeiro laboratório que foi o de Física, assistimos a uma demonstração de como funcionam os painéis solares, como eles conseguem captar a energia solar e como eles são constituídos. Esta experiência é importante para o projeto porque fala sobre uma das várias energias renováveis. Para além disso, também é bom e interessante saber as vantagens destes painéis e o porquê de infelizmente ainda não termos construído mais.No segundo laboratório, criámos o nosso próprio álcool em gel, que é bastante importante nos tempos de hoje com a situação decorrente da pandemia. Foi algo impressionante e bastante fácil de fazer, tendo só alguns ingredientes próprios de laboratório.Na hora do almoço, os 5 países almoçaram juntos seguindo sempre as regras do restaurante e com intenção de conhecer melhor os nossos colegas de outras nacionalidades.Quando o almoço terminou nós fomos a caminho ao "Parque Archeologico del Quadrilatero" que é um museu arqueológico onde ficámos a conhecer mais sobre a história de Itália, o país que nos recebeu neste projeto.Tudo o que o museu tinha era maioritariamente da era dos Romanos, isso gerou uma curiosidade nos estudantes e nos professores para saber como é que eles viviam naquela altura e que mecanismos eram utilizados por eles.Acabada a visita ao museu, os alunos e professores foram de volta para o hotel até a hora de jantar. Nesse jantar, Portugal jantou com os alunos da Bulgária num bom restaurante de Pizza para melhorar a nossa relação com os alunos e os professores búlgaros.Com isso, termina o nosso primeiro dia em Itália neste projeto incrível.

Alexandra Maleiro - 12º A

Terça-feira, dia 9 de novembro

No terceiro dia da nossa viagem, terça-feira 9 de novembro de 2021, acordamos um pouco antes das 7h para ir tomar o pequeno - almoço no hotel. Antes de nos juntarmos aos alunos e professores de outros países para ir todos juntos apanhar o autocarro para a escola que nos tinha acolhido durante toda a semana. Chegados à escola, assinamos o papel de presença e convivemos um pouco uns com os outros, até ao início das atividades da manhã; que consistiram em algumas palestras desenvolvidas pelos professores e professoras Italianos.A primeira palestra foi sobre o projeto de Erasmus e energias renováveis, na qual foram discutidos diversos assuntos como: cop 26, energias sustentáveis na Europa, acordo verde europeu, benefícios do uso das energias renováveis ( ex. redução dos gases de efeito de estufa, diminuir a dependência dos combustíveis fósseis). E descobrimos por exemplo que o uso de energias renováveis duplicou entre 2004 e 2020.A segunda palestra foi acerca da pegada ecológica (medida do impacto da atividade humana no ambiente) onde visualizamos um vídeo educativo. Logo a seguir fomos divididos em grupos internacionais. Em grupo jogamos dois jogos de Kahoot sobre pegada ecológica e energias renováveis, e calculamos a pegada ecológica de cada elemento do grupo. Desenvolvemos também um trabalho de grupo seguido de uma pequena apresentação.Finalmente chegou a hora do almoço e fomos todos comer a um restaurante de fast food italiano perto da escola, onde tivemos a oportunidade de comer dois pratos típicos italianos.Depois voltamos à escola para um workshop onde criamos um cartaz para tentar convencer pessoas a aderir às energias renováveis.No final da tarde visitamos a câmara municipal de San Salvo na qual observamos o final de uma cerimónia de atribuição da cidadania italiana a um emigrante. Em seguida, o vice-presidente teve a amabilidade de nos contar parte da história e organização política de San Salvo e Itália. Ficamos a saber que a economia de San Salvo sempre dependeu muito da agricultura, e que eles são produtores de avelã e vidro, e há lá uma grande permanência de empresas japonesas. Para terminar a nossa visita, fizemos uma pequena tour pela câmara.A seguir voltamos para o hotel, e terminou assim o nosso dia de aventuras em Itália.

Ana Borges - 12º A

Quarta-feira, dia 10 de novembro

Iniciamos o dia mais cedo do que o habitual, eram 8:00 e já estávamos a entrar no autocarro para irmos para à escola italiana de onde depois partimos numa viagem de mais de 1 hora para termoli. Chegamos a termoli por volta das 9:50 mais precisamente a central elétrica de termoli (sorgenia) onde começamos primeiramente por ouvir uma explicação sobre como é que tudo funciona, tanto o equipamento como a organização das pessoas que lá trabalham, ficamos a descobrir que apenas 6 pessoas controlavam tudo o que acontecia naquela central, algo que era impossível imaginar que acontecia, depois seguimos para uma visita guiada pelas instalações onde vimos pormonorizadamente todo o processo de produção de energia. Acabamos a visita guiada e fomos almoçar num restaurante self service onde os trabalhadores das fábricas das redondezas geralmente almoçam. Na parte da tarde fomos até à praia na qual dão à costa as águas do mar Adriático, seguidamente tivemos uma visita guiada pela parte antiga da cidade (muralhas, Castelo, catedral) onde aprendemos mais sobre como esta se formou e também toda a parte religiosa por detrás dela. Regressamos ao hotel e iniciamos os preparativos para a pizza party, o primeiro jantar em que estiveram todos os países presentes, nesta provamos uma grande variadade de pizzas enquanto conviviamos. No final do jantar demos uma volta por Vasto, cidade onde decorreu a pizza party e na qual estávamos hospedados, e regressamos ao hotel para dormirmos e ganharmos energias para o dia seguinte.

Diogo Vaz - 12º A

Quinta-feira, dia 11 de novembro

Após tomar o pequeno-almoço no Hotel San Marco em Vasto, todos os membros de cada país em conjunto deslocam-se de autocarro para a escola de San Salvo onde se fez uma breve atividade em relação à experiência individual de cada membro do projeto, um post-it foi distribuído por cada membro e este escreveu a sua apreciação no que diz respeito ao projeto e as suas respetivas atividades. Pelas 9:30 iniciou-se a movimentação para a Universidade “G.D’Annunzio” em Pescara onde nos foi apresentado pelo Mr. Paolo Zazzini, Professor associado – Departamento de engenharia e geologia temas como uso e consciencialização da eficiência energética, principalmente da luz como fonte de luz e aquecimento. Durante a hora de almoço e a tarde visitou-se um centro de shopping popular sem a existência de qualquer atividade relacionada com o projeto. Em seguida todos os membros internacionais reagruparam e voltaram para Vasto. O sítio de jantar foi dado a escolher, no qual o eleito foi o “Irish Pub” a cerca de 5 minutos a pé do Hotel San Marco.

Francisco Alves - 12º A

Sexta-feira, dia 12 de novembro

Acordando ás 7 da manha, descemos para o nosso último pequeno almoço no hotel e depois começamos a preparar nos para o dia final desta atividade.Ás 8 horas, todos os grupos começam a andar até á paragem do autocarro que nos levará para a escola em San Salvo. Na chegada á escola, sentamos nas cadeiras do auditório tal como nos outros dias, e escrevemos num papel as nossas opiniões sobre a atividade e colamos as num quadro branco, no final esse quadro ficou cheio de palavras e emoções de todos os ponsive" src="./img/C1/im61.png" alt="">