Mobilidade na Holanda

Domingo, dia 26 de janeiro - Ida para Holanda

O nosso dia começou pelas 8:30h da manhã, hora de encontro no aeroporto do Porto. A partir daí, tivemos uma pequena conversa com os nossos pais para fazer tempo até à hora de ir fazer o check-in na companhia do nosso voo! Chegou a hora, fomos largar as nossas malas, despedimo-nos dos nossos pais (a pior parte deste dia) para passarmos à zona de controlo do aeroporto, um processo que até foi rápido e sem problemas! Chegámos à zona de embarque, onde tivemos uma pausa para comer e fazer tempo até à hora de embarque, altura em que tirámos a nossa primeira foto, uma selfie, enquanto estávamos na passagem para entrar dentro do avião! Sentámo-nos nos nossos lugares. Podemos dizer que foi o batismo da Luana e do João, aqueles que nunca tinham andado de avião e iriam sentir a primeira descolagem e aterragem! No final disseram que foi estranho mas que gostaram! Aterrámos, alguns foram a dormir durante o voo, outros a ouvir música! Podemos dizer que gostámos das histórias da professora Joana! 😁 Fomos buscar as nossas malas e fomos recebidos por Hilgo Wempe, o Coordenador Holandês, muito simpático e prestável! Andámos até outro ponto de encontro onde já estavam outros alunos e professores de outros países! Conhecemo-nos e logo fomos encaminhados para o autocarro, que nos levou até ao hotel. Chegámos ao hotel e deram-nos os números dos nossos quartos e os cartões correspondentes. Tivemos algum tempo para nós, para nos situarmos e nos acomodarmos. Tínhamos hora marcada para jantar às 18:00h, o horário que viria a ser a habitual durante o resto da semana! Iríamos ter todos um jantar de convívio e de conhecimento, para socializarmos! Foi muita boa a nossa primeira refeição, pizzaria Starzz! Podíamos escolher uma pizza (a minha foi a Hawaii pizza) e podíamos beber 2 bebidas! No final da refeição todos fomos para o hotel, para os nossos respetivos quartos, descansar do dia longo que tivemos! E foi assim que começou a nossa semana aqui na Holanda.

Fernanda - 12º TD1

Segunda-feira, dia 27 de janeiro

No nosso segundo dia na Holanda acordámos todos por volta das 6h (5h em Portugal), para podermos fazer tudo tranquilamente. O nosso pequeno-almoço foi servido no restaurante do hotel, que por sinal era muito agradável. Às 7h30 partimos a pé até à escola, Helinium. Quando chegámos, fomos para uma das salas da escola e aí conhecemos alguns dos professores da Holanda. A primeira atividade que fizemos foi apresentar-mo-nos para ficarmos a saber um pouco mais de cada país que participou neste projeto. Também fizemos um pequeno jogo que consistia em dizermos o nosso nome e o das pessoas anteriores a nós (bastante difícil, porém interessante). De seguida tivemos um intervalo onde a Matilde, aluna holandesa, mas com nacionalidade portuguesa, nos mostrou as suas partes preferidas da escola, como por exemplo a sala onde eles aprendem a cozinhar. Depois desta pequena visita guiada, assistimos ao workshop da Polónia, onde cada um dos alunos falou um pouco sobre o mais importante do seu país. Depois de todas estas atividades fomos repor as energias. Comemos uma sopa de ervilhas típica da Holanda (Erwtensoep) e um cachorro-quente. Logo depois, foi a vez do workshop da Dinamarca, mas desta vez fizemos um jogo sobre a história deste país. E para acabar as nossas atividades na escola assistimos a um workshop de inglês. No fim de todas as atividades pudemos ir passear pela cidade ou então ir para o hotel. Nesta noite o jantar foi no restaurante do hotel.

Inês - 8º B

Terça-feira, dia 28 de janeiro

Segundo dia, fortalecer os nomes e novas experiências internacionais, foi o lema do dia 28 de janeiro. Acordámos bem cedo para o segundo dia de aulas já com algumas expetativas e fomos a pé para a escola Hellinium. Chegados à escola tivemos atividades para quebrar o gelo com a Gabi em que voltámos a fazer o jogo do dia anterior, o jogo dos nomes e de seguida tirámos pedaços de papel higiénico à escolha para o jogo seguinte em que consistia por cada pedaço que tirássemos tínhamos de dizer algo sobre nós. Acabámos as atividades e começámos a desenvolver, em grupos internacionais, uma proposta de logo para o projeto. Tivemos um lanche e dividimos o grupo em dois turnos, um deles foi encaminhado para a cozinha onde realizámos o workshop de culinária e o outro foi para o workshop de tecnologia com o André. A seguir ao almoço trocámos os turnos. No final do dia, da parte da tarde tivemos o workshop da Turquia em que aprendemos um pouco da sua cultura e sobre a sua escola. Divertimo-nos imenso no final a fazer um puzzle sobre as paisagens típicas do país. Ao longo deste dia aprendemos a orientar-nos na cozinha, a manter a cabeça focada nas tarefas e um pouco da história da Turquia. Na minha opinião a parte da cozinha, da tecnologia e do logo foi mais chamativa e emocionante. O workshop da Turquia também foi interessante, mas gostaria ou acho que melhorava se os alunos interagissem mais na parte da história e falassem mais inglês e não com gestos.

João - 8º B

Quarta-feira, dia 29 de janeiro

Neste dia saímos do hotel pelas 7:30 (6h30 em Portugal) e fomos a pé para a escola, como sempre. Lá começámos por fazer algumas atividades para "quebrar o gelo", como construir uma torre com esparguete e outros materiais, que, em alguns casos, não correu lá muito bem. Depois continuámos a fazer o nosso logótipo do Erasmus +. Mais tarde fizemos uma votação para decidir qual era o melhor. O logótipo vencedor teve cerca de 25 votos merecidos. De seguida a Holanda apresentou o seu workshop e fizemos um quiz para testar o que sabíamos - não muito complicado pois só tinha 7 perguntas. Tivemos um pequeno intervalo, que utilizámos para preparar a nossa “escape room”, uma vez que iríamos apresentar o nosso workshop logo a seguir. Começámos por mostrar o nosso PowerPoint e apresentámos as regras para o jogo em que iriam participar. Começou a atividade e a maior parte das pessoas gostou, até porque foi uma maneira divertida de ficarem a conhecer melhor a história do Mosteiro de Santa Clara. Almoçámos sopa e sandes, como todos os dias. No final do almoço caminhámos até ao local onde iria ser a nossa próxima atividade: visita guiada pela cidade em que dois guias turísticos iriam mostrar-nos os sítios mais importantes de Hellevoetsluis. Apesar de não ter conseguido ouvir a maior parte das coisas devido ao vento e ao frio, penso que ficámos todos a saber factos curiosos do local onde estávamos e considero que foi um dos dias mais interessantes da semana, não só por termos apresentado o nosso workshop, que correu muito bem, mas também por termos caminhado um pouco pelo local onde estávamos, uma vez que ainda não tínhamos visto assim tanto de lá, exceto quando íamos à descoberta de locais para podermos jantar. Falando em jantar, nesse dia jantámos num restaurante cuja comida tinha de ser mesmo boa para compensar o trabalho que nos deu lá chegar. Em relação à semana inteira, achei que foi um experiência inovadora, pois fiz muitas coisas novas, tais como andar de barco, de avião e comer entrecosto, que não foi uma experiência tão boa quanto as outras. Achei diferente o facto de comerem tantas sandes e de andarem de bicicleta, faça chuva ou faça sol, o que, pelo que vimos num vídeo que nos mostraram sobre a Holanda, é raro. Foi muito divertido conhecer pessoas de outras nacionalidades e ficar a saber tantas coisas novas sobre as pessoas em si mas também sobre o seu país. Apesar da tristeza que deu regressar ao nosso país, porque o tempo passou demasiado depressa, acho que posso dizer por todos que sentíamos umas saudades de Portugal, nem que fosse só da comida, e dos pais, claro.

Luana - 8º A

Quinta-feira, dia 30 de janeiro

Neste dia fomos conhecer Roterdão. Saímos às 9:15h de RoomPot e fomos de autocarro até Futureland- Maasvlakte, onde estivemos a ouvir uma palestra sobre o porto de Roterdão, que foi bastante interessante, pois ficámos a conhecer quais eram os portos mais famosos do mundo! No fim da palestra, às 10:30h, fizemos uma visita guiada aos arredores de Maasvlakte 2, visitámos uma praia que faz parte de Maasvlakte 2, vimos o porto que está dividido em 2 partes, a vermelha e a azul, e mais algumas instalações. Depois voltámos para a Futureland onde fomos explorar o museu de lá, tirar algumas fotos, comprar lembranças, descontrair um pouco e almoçar. Às 12:30h saímos de autocarro para ir a Delta Park Neeltje Jan's. Quando chegámos, fomos ao Delta Experience, onde vimos um vídeo 3D sobre as cheias de 1953. Ficámos chocados com o que as pessoas passaram naquela altura. A seguir, fomos ver um filme sobre as barragens e a destruição que as cheias causaram e, para perceber melhor a construção da barragem, um guia foi connosco mostrar-nos a barragem e contar-nos a história sobre a sua construção. Por fim, voltámos para o Delta Park e fomos embora de autocarro. Embora o dia tenha sido muito preenchido e cansativo, foi muito interessante e divertido.

Maria - 8º B

Sexta-feira, dia 31 de janeiro

O dia 31 foi o dia das despedidas e dos grandes passeios. Começámos logo por acordar cedo e organizarmos as nossas malas para a saída de Cape Helius. Às 8:45h saímos de autocarro até uma famosa atração turística em Kinderdijk, "World Heritage Kinderdrijk"! Vimos um filme sobre a história dos moinhos e da região. Este filme foi apresentado de uma forma interessante, com quatro ecrãs pequenos (cada um com uma pessoa, que intervia durante a apresentação) e dois ecrãs grandes (em que eram projetadas imagens sobre a história). Depois de ficarmos a saber melhor a história dos moinhos, fomos para o exterior, onde nos informaram um pouco mais sobre o funcionamento do pôlder ( uma porção de terrenos baixos, planos e alagáveis que são protegidos continuamente de alagamentos por meios de diques e dessecamento). Às 10:15h tivemos a incrível experiência de um passeio guiado de barco, onde vimos imensos moinhos e tivemos o privilégio de visitar um deles por dentro e perceber como funciona. Depois, pudemos desfrutar da paisagem e tirar fotos. Às 11:45h, saímos de autocarro até Stayokay Hostel, em Roterdão. Chegámos ao destino às 12:30h, quando nos hospedámos nas Cube-houses, umas casas muito incomuns e criativas. Após ficarmos a conhecer “os cantos à casa” tivemos um "free time" de 4 horas para almoçar, fazer compras e explorar o centro da cidade. Nós começámos por explorar e almoçar no Markthal, um grande mercado da zona. Depois, combinámos um horário e local determinados para nos encontrarmos todos. Enquanto isso, fomos conhecer melhor a cidade e fazer compras. Após nos encontrarmos no local e hora combinados, fomos para o hostel para nos juntarmos aos grupos dos vários países. No final da tarde, fomos todos para um barco ("De Pannenkoekenboot") onde havia panquecas ilimitadas, que acabaria por ser o nosso jantar. Tínhamos direito a duas bebidas e às panquecas e também a uma fantástica vista no exterior para a cidade de Roterdão. Passámos por várias pontes, edifícios gigantes, ruas iluminadas e chegámos ao ponto de partida. Aí, dissemos adeus aos nossos amigos da Holanda, que nos receberam muito bem e que nos proporcionaram uma experiência inesquecível! Depois dos beijinhos e abraços da despedida, voltámos para o hostel. Quando chegámos, despedimo-nos do resto dos grupos porque eles iriam ter de acordar mais cedo para apanhar o seu avião, que era mais cedo que o nosso. Como era a última noite, nós não podíamos deixar terminar a noite por ali! Então, fomos dar um último passeio e despedimo-nos da cidade de Roterdão. Por fim, voltámos para as Cube-houses e descansámos do longo e atarefado dia que tivemos. Foi o dia em que fizemos mais coisas e que nos deixou mais cansados e tristes, mas valeu a pena, pois visitámos vários sítios, comemos muito e, o mais importante, aprendemos muito e ninguém adoeceu!

Tiago - 8º B

Sábado, dia 1 de fevereiro - Regresso a Portugal

O nosso último dia na Holanda, infelizmente... Começámos o dia às 9:30 da manhã onde tínhamos combinado o nosso ponto de encontro na receção do nosso hotel Stayokay! Mas antes ainda tivemos direito ao nosso habitual pequeno almoço, não esquecer! Desta vez, a nossa ida para o aeroporto foi diferente. Fomos de comboio! Tivemos de fazer check numas máquinas de segurança. Quase todos os bilhetes funcionaram, exceto o da professora Ana que teve alguns problemas. Depois de algumas tentativas sem efeito, foi salva por um senhor super simpático! Esperámos um pouco e entretanto chegou o comboio. Entrámos e alguns foram para o andar de cima e outros para o andar de baixo pois era um transporte de dois andares! Tivemos uma viagem tranquila e pacífica até Leiden, a nossa última paragem antes de chegar ao aeroporto! Chegámos, mudámos de comboio e tivemos que esperar apenas uns minutos curtos até chegar ao nosso outro destino, que era o aeroporto! Viagem curta e apenas com uma paragem! Quando chegámos, tivemos de colocar umas máscaras para nos protegermos do vírus Corona, que anda presente agora nos nossos dias! Fomos tratar do check-in, e entretanto houve um senhor que falava português que nos ofereceu a possibilidade de colocar as malas no porão, muito simpático e gentil! E assim fizemos! Depois, tivemos que tratar do almoço e fomos a uma loja recomendada, com preços ligeiramente razoáveis para um aeroporto, que costuma ser super caro! Cada um escolheu e comeu o seu almoço! Quando acabámos fomos para a zona de embarque que tem muitas lojas. Parámos em algumas e fizemos as últimas compras! Chegou a hora de começarmos a ir para a zona de embarque. Tivemos que esperar um pouquinho mas não foi muito! Entrámos no avião, sem confusão e uma ou outra pessoa trocou de lugar mas nada demais! Tivemos direito a um snack durante o voo e tudo (viajámos com a companhia TAP Portugal)! Uma viagem com alguma turbulência mas sempre tudo bem e pacífico! Portugal, chegámos! Fomos fazer o habitual processo: ir recuperar as nossas malas! Já sabíamos que os pais já lá estavam fora à nossa a espera, as saudades já eram muitas! Saímos desse processo e encontrámos os pais. Felicidade e sorrisos! Aquele momento está tão presente em nós! Abraços e beijinhos não foram poucos! As professoras entretanto pediram um momento para fazer um balanço de como tinha corrido a semana na Holanda e alguns agradecimentos foram feitos por ambas partes, principalmente dos pais, pelo facto das professoras terem estado connosco durante uma semana e por todo o apoio! Despedimo-nos e voltámos todos a casa sãos e salvos! E foi assim a nossa mobilidade na Holanda, INCRIVELMENTE INCRÍVEL 😍

Fernanda - 12º TD1