Pesquisa

 As professoras  Ana Cláudia Soares e Laurentina Soares, da Escola Secundária D.Dinis estão a partir de amanhã  e até domingo em formação  na escola Disk Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi,  em Istambul, Turquia.

Decorre nessa escola o primeiro encontro do projeto “Cultural heritage and social inclusion in an international optic” – um projeto Erasmus+ que envolve, para lá das escolas portuguesa e turca, escolas da Polónia, Holanda e Dinamarca. Ao longo de dois anos, alunos destas escolas  irão fortalecer as   “soft skills”  (colaboração, criatividade, iniciativa, resolução de problemas) à medida que vão desconstruindo estereótipos e interiorizando a ideia de pertença a uma comunidade internacional; um dos principais objetivos deste projeto  é desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade em que, apesar das diferenças, seja possível isolar o que nos une para lá da diversidade cultural, étnica ou religiosa.

Na semana passada, de 22 a 30 de outubro, decorreu outro encontro internacional no âmbito do projeto “Guide the Guide”, na Croácia. Estiveram presentes nessa formação professores das 5 escolas parceiras - Roménia, Itália, Espanha, Croácia, Portugal - e da escola D.Dinis estiveram  as professoras Ana Cláudia Soares, Laurentina Soares e Margarida Castro, bem como o Diretor, Augusto Nogueira.professores croácia

Nesse projeto, os objetivos passam por desenvolver um maior interesse pelos espaços museológicos que nos rodeiam, conhecer melhor o património histórico/ cultural e melhorar as competências digitais, sociais e comunicacionais. Pretende-se utilizar as visitas guiadas aos espaços museológicos e citadinos como parte integrante do currículo, de modo a permitir uma correlação mais estreita entre os conhecimentos/ conteúdos teóricos e a prática adquirida, através da produção de 15 modelos inovadores e interactivos de visitas guiadas. Assim,  as atividades do projeto serão eminentemente práticas: realizar as visitas guiadas para identificar lacunas/ necessidades; fazer análise SWOT; partilhar métodos e instrumentos interativos que possibilitem produzir novas formas de fazer visitas guiadas aos espaços previamente visitados; definir quais os conteúdos apropriados a contemplar durante as visitas e  implementar as visitas a grupos de alunos. Nesse sentido, a Escola D. Dinis e o  Museu da Ciência da Universidade de Coimbra irão em breve formalizar um protocolo de colaboração, já que será nesse  museu que se irá centrar o trabalho dos  alunos da escola.

Para além destes dois projetos, a Escola está ainda envolvida  nos projetos” Scientific concepts in the production of sustainable energy” , que tem como parceiros Portugal, Turquia, Macedónia, Bulgária e Itália, e “Future language is robotic coding” , cujos parceiros são  Portugal, Finlândia, Itália, Turquia, Croácia, Roménia. Todos estes projetos  estão inseridos no Programa Erasmus+, no âmbito das parcerias estratégicas KA2 (ação- chave 2), que  se destina a projetos internacionais  de   cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas,  e apoia  parcerias estratégicas nos domínios da educação, da formação e da juventude.

abcdef

POCentro PT2020 FSE Bom            gdecoafg portugalLogos EQAVET



                    PNA 4        eco escolassmall        ABAE small        cfae

 

Gold 2022 12 pt 38327                             awarded etwinning school label 2020 21                         selo clubes europeusMH 19 20                              escolaamiga