Pesquisa

INSCRIÇÕES NO CLUBE EUROPEU ESTÃO ABERTAS: https://forms.gle/HYSkH8WTKJrB4bsj9

 

cartaz Pequeno clubes

Foram aprovados 4 projetos ERASMUS + para os próximos dois anos. Quer isto dizer que, para além do trabalho que os mesmos implicam, teremos alunos em mobilidades, por diversos países, em experiências únicas.

Guide the guide (G2G)

Candidatura submetida pela Roménia.

Parceiros: Portugal, Roménia, Croácia, Espanha e Itália

Duração do Projecto: 01-09-2019 até 31-08-2021

Objectivos:  Utilizar as visitas guiadas aos espaços museológicos e citadinos como parte integrante do currículo, de modo a permitir uma correlação mais estreita entre os conhecimentos/ conteúdos teóricos e a prática adquirida, através da produção de 15 modelos inovadores e interactivos de visitas guiadas (aprender-fazendo). As actividades do projecto serão eminentemente práticas: realizar as visitas guiadas para identificar lacunas/ necessidades; fazer análise SWOT; partilhar métodos e instrumentos interactivos que possibilitem produzir novas formas de fazer visitas guiadas aos espaços previamente visitados; definir quais os conteúdos apropriados a contemplar durante as visitas; implementar as visitas a grupos de alunos (nacionais e internacionais).

Deste modo, os alunos desenvolverão um maior interesse pelos espaços museológicos que os rodeiam, conhecerão melhor o património histórico/ cultural e melhorarão as suas competências digitais, sociais e comunicacionais. 

Produto final: Kit pedagógico designado “Visitas guiadas- guia de boas práticas”, acompanhado de um museu virtual multidisciplinar e materiais visuais (fotos, videos, apresentações realizadas nas visitas locais e internacionais).


Cultural heritage and social inclusion in an international optic

Candidatura submetida pela Dinamarca.

Parceiros: Portugal, Turquia, Polónia, Holanda e Dinamarca

Duração do Projecto: 01-09-2019 até 31-08-2021

Objectivos: Desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade em que, apesar das diferenças, seja possível isolar o que nos une para além da diversidade cultural, étnica ou religiosa. Permitir aos alunos o desenvolvimento das soft skills (colaboração, criatividade, iniciativa, resolução de problemas) à medida que vão desconstruindo estereótipos e interiorizando a ideia de pertença a uma comunidade internacional.

O projecto organiza-se em quatro módulos iniciais (património histórico e cultural; música e folklore; comida e arte; património natural/ paisagístico) e um de avaliação final. 

Produto final: Mobilidade virtual no eTwinning (encontros e workshops no Twinspace), materiais pedagógicos (Twinspace group) e materiais visuais (fotos, videos, apresentações realizadas nas visitas locais e internacionais). Guia de boas práticas publicado na plataforma Erasmus+ Projects Result e no site da escola.


Scientific concepts in the production of sustainable energy

Candidatura submetida pela Itália.

Parceiros: Portugal, Turquia, Macedónia, Bulgária e Itália

Duração do Projecto: 01-09-2019 até 31-08-2021

Objectivos: Sensibilizar os alunos para a urgência de recorrer às energias renováveis, aumentando a informação relativamente à forma como estas fontes de energia são utilizadas. O método a utilizar é STEAM e PBL, de forma a chamar a atenção para as vantagens e desvantagens de cada energia, aumentar o conhecimento relativamente à forma como cada uma pode ser potenciada e desenvolver o espírito crítico dos alunos. Serão abordados os seguintes temas: 

  1. energia tradicional e energia alternativa- consumo e impacto ambiental;
  2. energia hidráulica
  3. energia eólica
  4. energia solar
  5. energia sustentável do futuro

Os alunos desenvolverão uma maior auto-estima, aprenderão a cooperar de forma mais eficiente com os seus pares e melhorarão as suas competências sociais e comunicacionais. Ficarão, igualmente, sensibilizados para a utilização das renováveis.

Produto final: Apresentações Ppt; posters e campanhas de sensibilização; projectos STEM (ex. forno solar); plataforma eTwinning com informação sobre atividades realizadas; brochura final “Ideias STEM para o ensino”.

 

Future language is robotic coding

Candidatura submetida pela Turquia.

Parceiros: Portugal, Finlândia, Itália, Turquia, Croácia, Roménia

Duração do Projecto: 01-09-2019 até 31-08-2021

Objectivos: Desenvolver as competências do século XXI, através da utilização das competências digitais. Pretende-se que os alunos dos diferentes países parceiros aprofundem os seus conhecimentos de coding e construam as suas próprias  atividades em LEGO e Arduino.

Produto final: Projeto eTwinning; atividades em LEGO e Arduino.

Os próximos dois anos serão assim..😀

logo2

 

abcdef

POCentro PT2020 FSE Bom            gPOCH PROFISSIONAIS



RF Selo escola participante 01apps4gooddeco Bronze 2019 11 pt d606e