Pesquisa

Logótipo eco escolas Logótipo ABAE

 

 

#No Dia da Mãe o Coração é Amarelo

 

Entre os dias 1 e 15 de maio, no âmbito do Dia da Mãe e do Projeto Eco-Escolas, foi proposto a todos os alunos da escola a participação na Atividade: “No Dia da Mãe o Coração é Amarelo". Assim, recorrendo a vários tipos de resíduos que se colocam no contentor amarelo e noutros, os alunos, maioritariamente do 8.º ano, construíram os seus corações com criatividade, empenho e entusiasmo. Desta forma, demonstraram o afeto que sentem pelas  pelas suas mães, mas também, a preocupação pelo bem estar do Ambiente. O resultado está à vista!

1  2    3  4  5  6  7  8  9  10  1112  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25  26 

#Concurso Logotipo Eco-Escolas
Decorreu entre os dias 27 de abril e 8 de maio a votação para selecionar o logótipo Eco-Escolas para a nossa escola. Foram a votação 11 logótipos realizados pelos alunos da nossa escola.
image.png
 Os mais votados foram os logótipos n.º 1, n.º 2 e n.º 5. Destes três o logótipo vencedor é o n.º 5, o qual foi elaborado pela turma C do 8.º ano. O logótipo passará a estar presente em todos os documentos do Eco-Escolas."
image.png
 

#Dom Dinis#Coimbra#ecoescolasficaemcasa#asasdaprimavera#. 

aasdaprimavera

Dando cumprimento à iniciativa "Dá asas à Primavera", no âmbito do projeto Eco-Escolas#Fica em casa, foi proposto os alunos que fizessem um pássaro de origami em materiais reutilizáveis, o decorassem e depois o colocassem na janela e o fotografassem.

Publica-se o trabalho dos nossos alunos, os quais aderiram à iniciativa com bastante empenho

foto asas

 

VISITA DE ESTUDO ETAR

No passado mês de fevereiro (14 e 21 de fevereiro) os alunos de 8.º ano realizaram uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Conraria - Coimbra. A visita de estudo realizou-se no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química em articulação com o projeto Eco-Escolas. Durante a visita de estudo os alunos ficaram a conhecer as várias etapas do Ciclo urbano da água e as várias fases de tratamento das águas residuais. Os alunos foram também informados sobre todos os tipos de resíduos que não devem ser deitados pela sanita abaixo ou pela banca da cozinha pois contribuem para um mais difícil tratamento das águas residuais e entupimento de esgotos.
A turma B do 8.º ano realizou, ainda, no dia 21 de fevereiro uma ação de rua no Parque Verde em Coimbra. A ação foi desenvolvida no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-química, Cidadania e Oficina de Projeto em articulação com o Projeto Eco-Escolas e pretendeu sensibilizar a população de Coimbra para a necessidade de desenvolvermos hábitos de poupança de água nas atividades de rotina diária. Os alunos distribuíram panfletos onde eram descritas algumas medidas de poupança de água, alertando para a necessidade de se gastar água de forma sustentável. Os mesmos alunos realizarão também duas ações de sensibilização sobre poupança de água na Escola Secundária com terceiro ciclo D. Dinis, Coimbra, as quais serão dirigidas a pais e encarregados de educação e assistentes operacionais/administrativos.
 
AcaoruaEtar
 
 

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Numa iniciativa conjunta do Eco-Escolas, Clube Europeu e Clube da Robótica, foi assinalado na escola o Dia Mundial da Educação Ambiental. Toda a escola se vestiu com as cores da Terra (com uma peça de vestuário azul, verde ou castanho), e junto do Bloco A, pelas 10.20, foram inaugurados novos recipientes do lixo e apresentados os trabalhos das 30 turmas - a Manta dos Retalhos Ecológica e o Eco-Código da Escola. A construção da Manta de Retalhos só foi possível graças à colaboração das professoras Alice Rama e Teresa Alves.
 
 
Durante o mês de fevereiro, os alunos das turmas de 7.º, 8.º e 9.º anos construíram também dois contentores (azul e amarelo) para as suas salas. A manutenção dos mesmos será realizada pelos alunos.
 
im1  im2   im3  im4
 
No início do mês de fevereiro decorreu uma campanha de recolhas de radiografias com mais de 5 anos, às quais foram entregues à AMI Coimbra. Foram recolhidas 233 radiografias.
 
    IMG 20200124 124434      IMG 20200124 092243       IMG 20200205 100414
 
IMG 20200210 174247        IMG 20200212 120809        
 
 
 
 

O Projeto Eco-Escolas é um programa que está vocacionado para a Educação Ambiental, Sustentabilidade e para a Cidadania e tem como objetivo desenvolver nos estudantes a consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
O desenvolvimento do projeto pressupõe a implementação de uma metodologia de trabalho constituída por 7 passos:
1. Conselho Eco-Escolas
2. Auditoria Ambiental
3. Plano de Ação
4. Monitorização e avaliação
5. Trabalho Curricular
6. Informação e Envolvimento da escola e da Comunidade
7. Eco-Código

 

Nesta fase solicitamos que os alunos preencham o seguinte INQUÉRITO

abcdef

POCentro PT2020 FSE Bom            gPOCH PROFISSIONAIS



RF Selo escola participante 01apps4gooddeco Bronze 2019 11 pt d606e  eco escolassmall  ABAE small awarded etwinning school label 2020 21