Pesquisa
#No Dia da Mãe o Coração é Amarelo
Entre os dias 1 e 15 de maio, no âmbito do Dia da Mãe e do Projeto Eco-Escolas, foi proposto a todos os alunos da escola a participação na Atividade: “No Dia da Mãe o Coração é Amarelo". Assim, recorrendo a vários tipos de resíduos que se colocam no contentor amarelo e noutros, os alunos, maioritariamente do 8.º ano, construíram os seus corações com criatividade, empenho e entusiasmo. Desta forma, demonstraram o afeto que sentem pelas pelas suas mães, mas também, a preocupação pelo bem estar do Ambiente. O resultado está à vista!
#Dom Dinis#Coimbra# ecoescolasficaemcasa# asasdaprimavera#.
Dando cumprimento à iniciativa "Dá asas à Primavera", no âmbito do projeto Eco-Escolas#Fica em casa, foi proposto os alunos que fizessem um pássaro de origami em materiais reutilizáveis, o decorassem e depois o colocassem na janela e o fotografassem.
Publica-se o trabalho dos nossos alunos, os quais aderiram à iniciativa com bastante empenho
VISITA DE ESTUDO ETAR

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE










O Projeto Eco-Escolas é um programa que está vocacionado para a Educação Ambiental, Sustentabilidade e para a Cidadania e tem como objetivo desenvolver nos estudantes a consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
O desenvolvimento do projeto pressupõe a implementação de uma metodologia de trabalho constituída por 7 passos:
1. Conselho Eco-Escolas
2. Auditoria Ambiental
3. Plano de Ação
4. Monitorização e avaliação
5. Trabalho Curricular
6. Informação e Envolvimento da escola e da Comunidade
7. Eco-Código
Nesta fase solicitamos que os alunos preencham o seguinte INQUÉRITO:
- Detalhes
Os alunos do 10º ano, dos cursos profissionais e dos cursos de ciência e tecnologia, foram convidados a criar um logotipo para o projeto Erasmus + intitulado
“Scientific Concepts In The Production of Sustainable Energy”.
Após a sua divulgação na escola, tanto alunos do secundário como professores votaram massivamente no seu logotipo preferido. Houve uma luta renhida entre três propostas, sendo a diferença de apenas um voto entre a primeira e a segunda classificada.“Scientific Concepts In The Production of Sustainable Energy”.
Consequentemente, a escola irá propor, como logotipo do projeto, o que foi realizado por alunos do 10º A, que representa as várias vertentes de energia sustentável, e é simultaneamente um logotipo que alerta para a substituição do plástico pelas várias energias renováveis!
Cada parceiro do projeto (Itália, Bulgária, Macedónia e Turquia) terá o seu próprio logotipo que será divulgado na página do facebook do projeto (https://www.facebook.com/Erasmus-Sustainable-Energy-101775274572711/). O logotipo que obtiver mais Likes será o escolhido.
Parabéns a todos os alunos envolvidos!
- Detalhes
As professoras Ana Cláudia Soares e Laurentina Soares, da Escola Secundária D.Dinis estão a partir de amanhã e até domingo em formação na escola Disk Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi, em Istambul, Turquia.
Decorre nessa escola o primeiro encontro do projeto “Cultural heritage and social inclusion in an international optic” – um projeto Erasmus+ que envolve, para lá das escolas portuguesa e turca, escolas da Polónia, Holanda e Dinamarca. Ao longo de dois anos, alunos destas escolas irão fortalecer as “soft skills” (colaboração, criatividade, iniciativa, resolução de problemas) à medida que vão desconstruindo estereótipos e interiorizando a ideia de pertença a uma comunidade internacional; um dos principais objetivos deste projeto é desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade em que, apesar das diferenças, seja possível isolar o que nos une para lá da diversidade cultural, étnica ou religiosa.
Na semana passada, de 22 a 30 de outubro, decorreu outro encontro internacional no âmbito do projeto “Guide the Guide”, na Croácia. Estiveram presentes nessa formação professores das 5 escolas parceiras - Roménia, Itália, Espanha, Croácia, Portugal - e da escola D.Dinis estiveram as professoras Ana Cláudia Soares, Laurentina Soares e Margarida Castro, bem como o Diretor, Augusto Nogueira.
Nesse projeto, os objetivos passam por desenvolver um maior interesse pelos espaços museológicos que nos rodeiam, conhecer melhor o património histórico/ cultural e melhorar as competências digitais, sociais e comunicacionais. Pretende-se utilizar as visitas guiadas aos espaços museológicos e citadinos como parte integrante do currículo, de modo a permitir uma correlação mais estreita entre os conhecimentos/ conteúdos teóricos e a prática adquirida, através da produção de 15 modelos inovadores e interactivos de visitas guiadas. Assim, as atividades do projeto serão eminentemente práticas: realizar as visitas guiadas para identificar lacunas/ necessidades; fazer análise SWOT; partilhar métodos e instrumentos interativos que possibilitem produzir novas formas de fazer visitas guiadas aos espaços previamente visitados; definir quais os conteúdos apropriados a contemplar durante as visitas e implementar as visitas a grupos de alunos. Nesse sentido, a Escola D. Dinis e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra irão em breve formalizar um protocolo de colaboração, já que será nesse museu que se irá centrar o trabalho dos alunos da escola.
Para além destes dois projetos, a Escola está ainda envolvida nos projetos” Scientific concepts in the production of sustainable energy” , que tem como parceiros Portugal, Turquia, Macedónia, Bulgária e Itália, e “Future language is robotic coding” , cujos parceiros são Portugal, Finlândia, Itália, Turquia, Croácia, Roménia. Todos estes projetos estão inseridos no Programa Erasmus+, no âmbito das parcerias estratégicas KA2 (ação- chave 2), que se destina a projetos internacionais de cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, e apoia parcerias estratégicas nos domínios da educação, da formação e da juventude.
- Detalhes
Pág. 27 de 33