Pesquisa

 As professoras  Ana Cláudia Soares e Laurentina Soares, da Escola Secundária D.Dinis estão a partir de amanhã  e até domingo em formação  na escola Disk Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi,  em Istambul, Turquia.

Decorre nessa escola o primeiro encontro do projeto “Cultural heritage and social inclusion in an international optic” – um projeto Erasmus+ que envolve, para lá das escolas portuguesa e turca, escolas da Polónia, Holanda e Dinamarca. Ao longo de dois anos, alunos destas escolas  irão fortalecer as   “soft skills”  (colaboração, criatividade, iniciativa, resolução de problemas) à medida que vão desconstruindo estereótipos e interiorizando a ideia de pertença a uma comunidade internacional; um dos principais objetivos deste projeto  é desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade em que, apesar das diferenças, seja possível isolar o que nos une para lá da diversidade cultural, étnica ou religiosa.

Na semana passada, de 22 a 30 de outubro, decorreu outro encontro internacional no âmbito do projeto “Guide the Guide”, na Croácia. Estiveram presentes nessa formação professores das 5 escolas parceiras - Roménia, Itália, Espanha, Croácia, Portugal - e da escola D.Dinis estiveram  as professoras Ana Cláudia Soares, Laurentina Soares e Margarida Castro, bem como o Diretor, Augusto Nogueira.professores croácia

Nesse projeto, os objetivos passam por desenvolver um maior interesse pelos espaços museológicos que nos rodeiam, conhecer melhor o património histórico/ cultural e melhorar as competências digitais, sociais e comunicacionais. Pretende-se utilizar as visitas guiadas aos espaços museológicos e citadinos como parte integrante do currículo, de modo a permitir uma correlação mais estreita entre os conhecimentos/ conteúdos teóricos e a prática adquirida, através da produção de 15 modelos inovadores e interactivos de visitas guiadas. Assim,  as atividades do projeto serão eminentemente práticas: realizar as visitas guiadas para identificar lacunas/ necessidades; fazer análise SWOT; partilhar métodos e instrumentos interativos que possibilitem produzir novas formas de fazer visitas guiadas aos espaços previamente visitados; definir quais os conteúdos apropriados a contemplar durante as visitas e  implementar as visitas a grupos de alunos. Nesse sentido, a Escola D. Dinis e o  Museu da Ciência da Universidade de Coimbra irão em breve formalizar um protocolo de colaboração, já que será nesse  museu que se irá centrar o trabalho dos  alunos da escola.

Para além destes dois projetos, a Escola está ainda envolvida  nos projetos” Scientific concepts in the production of sustainable energy” , que tem como parceiros Portugal, Turquia, Macedónia, Bulgária e Itália, e “Future language is robotic coding” , cujos parceiros são  Portugal, Finlândia, Itália, Turquia, Croácia, Roménia. Todos estes projetos  estão inseridos no Programa Erasmus+, no âmbito das parcerias estratégicas KA2 (ação- chave 2), que  se destina a projetos internacionais  de   cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas,  e apoia  parcerias estratégicas nos domínios da educação, da formação e da juventude.

O Clube Europeu vai comemorar o #ErasmusDay 2019 na Biblioteca da Escola (11.outubro.2019 - 16h30min)

cartaz erasmusday

Procedimento concursal, na modalidade de contrato de trabalho a termo resolutivo certo a tempo parcial, para 2 (dois) Assistentes Operacionais, com três horas e meia por dia.

Aviso de Abertura 

As inscrições para os clubes europeu e de robótica, já estão abertas:

INSCREVER

cartaz Pequeno clubes

abcdef

POCentro PT2020 FSE Bom            gPOCH PROFISSIONAIS



RF Selo escola participante 01apps4gooddeco Bronze 2019 11 pt d606e  eco escolassmall  ABAE small awarded etwinning school label 2020 21